(54)99633-0717 (54)3317-0007 Entre emContato Meu carrinho 0 itens

Para viver mais
e melhor

Notícias

As Fibras e seus Benefícios

As Fibras e seus Benefícios

As Fibras e seus Benefícios para a Saúde

As fibras alimentares são a parte não digerível do alimento vegetal, por isso elas resistem à digestão e à absorção intestinal. Sendo assim, durante o processo digestivo, as fibras alimentares não sofrem qualquer tipo de modificação, mas exercem uma série de efeitos fisiológicos positivos à saúde.  

Elas são divididas de acordo com a sua solubilidade. As fibras solúveis apresentam uma elevada capacidade de retenção de água, formando assim uma espécie de gel no trato digestório. Dentre as fibras solúveis temos entre outras as pectinas, que são fibras estruturais encontradas em frutas e legumes.  

As fibras insolúveis são parte constituinte da estrutura de células vegetais e podem ser encontradas especialmente nas camadas mais externas de cereais integrais, além de verduras e legumes. As fibras contribuem para o funcionamento intestinal adequado. Além disso, elas ajudam no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e são aliadas da dieta.

Alguns dos benefícios do consumo regular de fibras são:

Melhoram o trânsito intestinal: As fibras insolúveis agem aumentando o volume fecal e aumentando a motilidade intestina. Já as fibras solúveis, auxiliam a absorção de água pelo intestino, melhorando o transito intestinal e a frequência de evacuações

Previne o diabetes: As fibras solúveis tornam mais lento o processo de absorção dos carboidratos. Com isso, não há picos de glicose e consequentemente os picos de insulina não acontecem. Assim as fibras são excelentes aliadas na prevenção do diabetes.

Controla os níveis de colesterol: As fibras solúveis produzem efeitos físicos no intestino delgado com a formação de géis solúveis que alteram a absorção de colesterol do organismo, auxiliando assim no controle dos níveis séricos de colesterol e reduzindo o risco cardiovascular. As fibras insolúveis, por sua vez, podem se ligar a sais biliares e também contribuir para a redução na absorção de parte de gorduras e do colesterol.  

Contribui para a perda de peso: As fibras alimentares estimulam a saciedade, pois refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo assim a maior e mais prolongada sensação de saciedade.

Aliadas do coração: O caráter protetor do consumo tanto de fibras insolúveis quanto solúveis na alimentação diária estaria relacionada aos níveis controlados de colesterol, da glicemia e insulinemia, além do menor risco à obesidade, que também é fator de risco cardiovascular.  

Melhora o sistema imunológico: Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produtos da fermentação de fibras solúveis no intestino, funcionam como fonte de energia para a nutrição das células da própria mucosa intestinal e, as fibras solúveis fermentadas convertem-se também em nutrientes importantes para o desenvolvimento da população bacteriana benéfica atuando favoravelmente sobre a microbiota intestinal. 

Esse aumento inibe o crescimento de possíveis bactérias patogênicas, que causam efeitos deletérios ao organismo, por mecanismo de competição. Em última instância, isso implica no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções gastrointestinais.  

Insira as fibras no seu cardápio e comece hoje mesmo a desfrutar os benefícios que ela proporciona.

Mais Notícias

Newsletter

Indique o Site

Receitas

Ver todas CREME DE COGUMELOS CREME DE COGUMELOS

Notícias

Ver Todas Previna-se de Gripes e Resfriados com o Cogumelo Agaricus Previna-se de Gripes e Resfriados com o Cogumelo Agaricus

Vídeos

Formas de Pagamento

Crédito

6x sem juros

Débito

Pagseguro

6x com juros

Boleto